combustível

Preço do diesel deve ficar R$ 0,46 mais barato a partir desta sexta-feira

Agência Brasil

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse na noite desta quarta-feira que o compromisso do governo é com o preço que o diesel vai chegar aos caminhoneiros e não com "a forma como isso vai acontecer". O ministro deu a declaração aos jornalistas após a coletiva do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e do chefe do Estado Maior-Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho.

Protestos começam a ser desmobilizados em pelo menos 16 cidades da Região Central

Marun disse que o caminhoneiro terá, a partir desta sexta-feira, o preço do diesel R$ 0,46 mais barato em relação ao preço praticado dia 21 de maio, quando a greve da categoria foi deflagrada. Os postos terão que informar o preço antigo e o preço novo, com desconto. "O nosso compromisso é com o valor do diesel no tanque. A forma como vai acontecer está sendo definida e redigida".

Avaliação do governo
A declaração do ministro se dá no momento em que o governo avalia o que fará com o projeto aprovado no Senado e enviado para o presidente da República. O projeto aprova a reoneração da folha de pagamento de 28 setores e a isenção da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e do PIS/Cofins (respectivamente, as siglas dos tributos Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) sobre o óleo diesel. Este último, no entanto, é um imposto de que o governo não pretende abdicar e não estava no acordo inicial entre Planalto e Congresso. 

Combustíveis chegam à região, mas lixo se acumula nas ruas

Segundo Marun, a análise de vetos ao projeto está sendo feita pelo governo. A intenção do ministro é acalmar os caminhoneiros, que esperam pela publicação da isenção do PIS/Cofins conforme aprovado no Congresso, mas a isenção pode ser vetada por Temer. A tendência é que o governo vete a isenção do PIS/Cofins, como adiantou ontem (29) o presidente do Senado, Eunício Oliveira. 

Marun disse que "estão querendo diminuir o ímpeto dos caminhoneiros que estão voltando ao trabalho" ao divulgar informações sobre a possibilidade do veto. A expectativa do governo, de acordo com ele, é resolver a questão o quanto antes, talvez ainda na madrugada desta quinta. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nova regra para juros do cartão de crédito começa a valer nesta sexta Anterior

Nova regra para juros do cartão de crédito começa a valer nesta sexta

Comércio pode abrir no feriado de Corpus Christi em Santa Maria Próximo

Comércio pode abrir no feriado de Corpus Christi em Santa Maria

Economia